A moda é um elemento fundamental no dia a dia das pessoas. Define estilo e muito sobre o mesmo. No Japão não é diferente, o país respira moda, tanto mulheres quanto homens, por isso é um dos grandes produtores de tendências, ganhando populações de diversas tribos e estilos. Tendência é algo do qual não se pode se fugir, todos prestam atenção, lêem bastante sobre o assunto, e acima de tudo quase todo mundo tem bom senso!
E como moda e música não se separam os grandes influenciadores são os músicos. Visual Key é o movimento musical que dita tendências para os jovens como xadrezes, listras, sobreposições de peças, estampas, piercings, botas e plataformas, cabelos tingidos, kimono... Os jovens exibem esse tipo de roupas, sapatos, cabelos, unhas no lugar da moda japonesa: Harajuku, o melhor bairro para se encontrar com a moda! Quase todos que estão lá com certeza vão estar completamente estilosos e chamando muita atenção 'essa é a idéia', lá se pode ver, comprar e até fazer amigos, sim, é possível! Pois é costume tirar fotos com desconhecidos que você simplesmente achou interessante. As meninas preferem outro estilo, Lolitas que são inspiradas em parte na cultura 'kawaii' (fofa ou adorável) japonesa e na nostalgia de outros tempos como períodos históricos (França antiga) ou simplesmente da própria infância, as subcategorias são muitas, por exemplo: Classical Lolita, Sweet Lolita, Punk Lolita, Gothic Lolita, Erololi e Wa Lolilta são algumas das principais. Uma das marcas mais amadas pelas lolitas é a Moi-même-Moitié criada pelo músico Mana-sama. Esse é o estilo criado pelos japoneses, as grandes tendências mundiais que vem da Europa tem um espaço enorme que abrange toda a população e moda é algo muito fácil, qualquer tipo de roupa fica bom, e a magreza ajuda bastante.
Quem estiver interessado em fazer uma visita ao Japão (Tokyo) aqui vão alguns lugares recomendados: Marui Young, Shibuya 109 e o bairro de Ginza.